Bolo de laranja

Receitas

10387325_574177042702310_9142399390008445353_nSempre que vejo bolos fofos e secos, lembro-me daqueles “cafés da manhã” brasileiros deliciosos e cheios de comida espalhada pela mesa. Frutas, “sucos” (sumos naturais), diferentes bolos caseiros, pão e café abundam logo pela manhã e ninguém sai da mesa até ter a barriguinha cheia e muito “alto astral”.

O curioso é que os brasileiros são considerados um dos povos mais saudáveis e em forma do mundo, no entanto são também um dos que mais prazer tira do ato de comer. Disfrutam de cada refeição, apreciam diversos tipos de alimentos e em vez de dietas, a maioria dos brasileiros, opta por uma alimentação e estilo de vida saudável e com muita “malhação” (exercício físico)!

Contrariamente aos típicos “cafés da manhã”, os pequenos-almoços portugueses costumam consistir numa torrada com manteiga e uma meia-de-leite ou então, mais recentemente e devido às preocupações com o peso, iogurte de vaca e “cereias de pacote”. Não só estes menus de pequeno-almoço são muito aborrecidos, como não fornecem a energia que o organismo necessita logo pela manhã – e, já agora, estão longe de ajudar a manter a forma física e mental.

Um bom pequeno-almoço deverá conter os três macronutrientes: hidratos de carbono + proteína + gordura

Os bolos, assim como outros doces, não têm muito boa reputação. Estão sempre associados a ganho de peso, colesterol, hiperglicemia (níveis altos de açúcar no sangue), celulite e sempre que as pessoas decidem comer um pouco de bolo, um sentimento de culpa frequentemente emerge não permitindo nem sequer sentir o prazer de comer algo tão delicioso. No entanto, e como já deves ter lido noutros artigos meus, os doces não têm porque ser “maus” e o segredo para transformá-los em algo que não só não irá engordar (a não ser que comas um prato inteiro!) como até poderá nutrir, consiste nos ingredientes que utilizas na sua preparação. Podes pegar em qualquer receita e, simplesmente, adaptá-la para uma versão mais saudável.

Este bolo de laranja é perfeito para uma sobremesa, lanche ou até mesmo “brunch”. Devido ao molho de laranja, este bolo é bastante húmido mas, se quiseres, podes pôr um doce sem açúcar – como os da marca “St. Dalfour” que encontras em supermercados convencionais – ou o caramelo de tâmaras – fica divinal!

BOLO DE LARANJA

300gr de farinha integral de espelta (ou farinha para bolos sem glúten)

4 colheres de sopa de geleia de arroz

5 colheres de sopa de manteiga/óleo de côco

6 ovos biológicos

1/2 colher de sopa de fermento (de preferência sem glúten)

sumo de 3 laranjas + 2 colheres de sopa de geleia de arroz

Preparação do bolo

– liga o forno a 180ºC;

– unta uma forma redonda com um pouco de manteiga biológica ou óleo de côco;

– mistura a manteiga/óleo de côco e a geleia de arroz e depois junta a farinha e as gemas dos ovos;

– bate as claras “em castelo” e, no final, junta-as lentamente à massa anterior;

– coloca a massa na forma e leva ao forno, aproximadamente, 30 minutos;

– Quando o bolo estiver cozido, retira-o do forno e deixa arrefecer um pouco;

Preparação do molho de laranja

– Junta o sumo de laranja + as 2 colheres de sopa de geleia de arroz e leva ao lume durante uns minutos (não deixes ferver);

– Faz uns buraquinhos no bolo com um garfo ou um palito grande e “rega-o” com o molho;

Partilha esta receita deliciosa no Facebook.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."