Batido de pêssego e especiarias + granola

Receitas

batido de pêssego e especiariasOs batidos são um excelente pequeno-almoço para os dias quentes, que pedem algo mais fresco e leve, e também uma boa opção para quem não costuma ter muita fome ao acordar.

Come apenas quando sentes que a tua “barriguinha” te pede alimento e não porque o relógio diz que é hora de comer

Se, geralmente, o teu apetite desperta apenas ao final da manhã o ideal é comeres algo ligeiro, de modo a teres vontade de almoçar entre as 12.30-13.00 horas e não às 14.00 (ou mais tarde), altura em que o “pico digestivo” começa a diminuir (lê mais sobre este tema no meu artigo “Qual a melhor hora para comer?“). Um pequeno-almoço perfeito para estas situações é um batido. Podes levar contigo já preparado e deixares no frigorífico do teu local de trabalho ou, se tiveres a sorte de haver lá uma liquidificadora, prepará-lo na hora e bebê-lo bem fresquinho.

No entanto, beber apenas um batido pode não ser suficiente. O facto de ser uma bebida líquida e não requerer muita digestão, faz com que possas sentir fome passado pouco tempo após o teres bebido. Uma boa adição a um batido, de modo a tornar-se mais saciante, é a granola. Não só resulta numa excelente combinação de sabores como também dá-lhe mais consistência e benefícios nutricionais.

Não costumo recomendar as granolas que se vendem nos supermercados biológicos uma vez que costumam conter ingredientes como o óleo de girassol ou de palma, flocos de trigo e açúcar. No entanto, encontrei no El Corte Inglés uma granola da marca “SerraMel” que me chamou a atenção, uma vez que é feita apenas à base de flocos de aveia, amêndoas, sementes e mel. Experimentei e adorei!

Este batido foi uma invenção minha motivada pelo facto de que me apetecia tomar uma batido com um sabor diferente, e de modo a ser mais consistente e saciante juntei-lhe granola. O resultado foi uma mistura de sabores fantástica!

BATIDO DE PÊSSEGO E ESPECIARIAS + GRANOLA

2-3 pêssegos descascados

1 colher de sopa de manteiga de amêndoa

leite de amêndoa/aveia/arroz q.b.

1 pitada de essência de baunilha em pó

1 pitada de cardamomo em pó

1 pitada de canela em pó

1 colher de sopa de granola

– Mistura os ingredientes todos, excepto a granola, numa liquidificadora e mistura até obteres uma consistência cremosa;

– Deita o batido numa taça e coloca a granola por cima.

Nota: Os cereais (neste caso, a aveia) não costumam combinar muito bem com a fruta a nível digestivo. Esta combinação pode provocar, em alguns casos, fermentação manifestando-se em gases ou inchaço abdominal. Se isto te acontecer, experimenta não juntar a granola ao batido e vê se a tua “barriguinha” reage melhor.

 

Partilha esta receita no Facebook.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."