5Ritmos – Moving Meditation Practice

Corpo e Alma, Exercício físico
24 Fev, 2015

5RitmosA primeira vez que dancei “5Ritmos” foi na África do Sul, em 2012. Uma amiga desafiou-me a ir com ela mesmo sabendo que não aprecio aulas de dança. Ela insistiu explicando-me que os “5Ritmos” são um tipo de dança não coreografada e absolutamente cativante. Ainda assim torci o nariz. Ela finalmente conseguiu convencer-me dizendo-me: “dançar ‘5Ritmos’ é uma experiência que jamais irás esquecer e que, com certeza, irás querer repetir”. E foi.

Assim que regressei a Portugal, e depois de me ter apaixonado pelos “5Ritmos”, foi com muita alegria que conheci a Sabine de Clerck e o Rui Gomes, ambos facilitadores desta dança, em Portugal. E é com ainda mais alegria que comunico que eles estarão esta próxima 5a-feira, dia 26, às 14 horas no Clube VII a proporcionarem uma experiência de “5Ritmos”. Apenas um conselho: não percas esta oportunidade!

Dançar “5Ritmos” é uma experiência única e difícil de explicar. A energia, êxtase e, acima de tudo, liberdade que se sente é algo indescritível. No entanto, de maneira a que possas ter uma ideia sobre o seu fundamento, aqui fica uma apresentação dos “5Ritmos” escrita pelos próprios facilitadores, Sabine e Rui:

Os ‘5 ritmos’ são um Ritual em movimento, que desperta a essência da nossa dança interior, ao fluir na criatividade do momento. Os ‘5Ritmos’ promovem o enraízamento do corpo (Flowing) da abertura do coração (Staccato), da libertação da mente (Chaos), e da expressão da nossa originalidade (Lyrical) bem como da união ao todo pela integração do “Self”  na autenticidade da nossa presença  (Stillness)”.

A prática dos ‘5Ritmos’ oferece um espaço seguro onde a primeira tarefa essencial é libertar o corpo, acordá-lo, voltar ao seu movimento natural. Promove a fluidez como potencial libertador do que ficou preso nas experiências de vida. A partir daí, começamos a sentir e a desenvolver a consciência do que realmente acontece dentro de nós  para alcançar a experiência da atenção plena – mindfulness.

O corpo é a metáfora basilar da vida, o testemunho de toda a nossa existência, e um instrumento privilegiado de exploração e expressão de todas as nossas histórias.

Nesta sessão de apresentação usamos o movimento em ‘5Ritmos’ para informar o processo criativo da arte em movimento e assim voltarmos a unir as cores que muitas vezes nos separam entre a mente o coração, e as danças que raramente celebramos entre a palete do corpo e a alma.

Investidos pela energia de uma meditação dinâmica, usaremos os ‘5 Ritmos’ como o catalisador de tudo o que nos liberta e move, até ao centro da nossa verdade e daí, dançar fora o que nos move por dentro.”

 

Reserva o teu lugar (gratuitamente) enviando um email para [email protected]

 

Esta sessão de apresentação de “5Ritmos” no Clube VII está inserida no programa “Energy – Happy Way of living” que acontece todas as 5as-feiras entre as 14-17 horas. Podes ler mais sobre este programa aqui.

AF_TV-Energy-FEV-940X662

Partilha aqui este convite para dançar 5Ritmos com alguém que gostasse de experimentar.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This