5 dicas para te manteres em forma durante as férias

Corpo e Alma, Saúde
19 Jul, 2017

Estar saudável e em forma durante as férias não é difícil. Segue as dicas que partilharei contigo em seguida e verás como é simples. 😉

Acredito que as férias sejam o momento mais ansiado do ano. É uma altura em que tens a possibilidade de desconectar da rotina, do trabalho, dos afazeres do dia-a-dia e mergulhar no entusiasmo de conhecer novos lugares, culturas, comidas, assim como desfrutar do tão merecido descanso.

No entanto, e apesar da euforia que naturalmente se desperta nestes dias, há uma preocupação que inquieta a maioria das mulheres: como é que eu me vou manter em forma e saudável durante as férias?

Existem vários truques que te podem ajudar a consegui-lo, mas antes de passarmos para as dicas em si, gostaria apenas de partilhar uma ideia contigo: tu precisas destes dias para descansar. Deste modo, sugiro que te libertes de todas as preocupações, nomeadamente no que dizem respeito a manter a forma durante as férias, e te entregues à doçura e à “arte de não fazer nada”. Faz o melhor que conseguires, mas sem permitires que prejudique as tuas férias.

Estas dicas são simples, mas se ainda assim sentires dificuldade, relaxa e faz apenas o melhor que conseguires.

 #1 MANTÉM-TE HIDRATADA DURANTE TODO O DIA

O nosso organismo necessita de moléculas de água para a grande maioria das reacções químicas que nele acontecem. Se essa água encontra-se inexistente, estas reações acabam por ser comprometidas levando a consequências como pele seca e baça, retenção de líquidos, prisão de ventre, acidez no sangue e tecidos e, claro, envelhecimento precoce.

Esta necessidade de ingerir água é mais elevada quando o nível de transpiração aumenta, como acontece durante o verão, pois a perda de líquidos é maior. Poderão existir necessidades específicas, mas regra geral 1,5L-2L de água por dia é suficiente. Durante os dias de maior calor, o ideal é ingerires líquidos mais hidratantes, como é o caso da água de côco.

Esta água, que tal como o nome indica, provém do côco, é deliciosa, baixa em calorias, alta em potássio e outros eletrólitos que ajudam a regular os fluídos corporais, mantendo assim o teu organismo devidamente hidratado. Encontras água de côco nas lojas e supermercados biológicos (certifica-te, nos “ingredientes”, que não tem adição de açúcar).

#2 LEVA ALGUNS ALIMENTOS CONTIGO

Saberes antecipadamente que tipo de comida é que vais encontrar no destino de férias, ajuda bastante no planeamento da tua alimentação. Logo, sugiro que antes da partida estudes as ofertas que existem no local. Pesquisa na internet “supermercados biológicos” ou “lojas de produtos naturais” e vê também onde ficam localizados.

Contudo, e mesmo que hajam vários locais onde possa encontrar o tipo de alimentos a que estás habituada a comer, a minha experiência diz-me que é sempre boa ideia levar comigo alguns alimentos, como por exemplo frutos secos, barrinhas energéticas caseiras, pacotinhos de leite vegetal e flocos de aveia. Desta maneira não terei que me preocupar em encontrar comida assim que chego ao destino.

#3 DEGUSTA A COMIDA LOCAL

Existe uma diferença entre degustar e comer. Quando tu degustas uma comida, tu focas-te em apreciar o seu sabor e não propriamente em comer, no sentido de alimentar. Para mim, uma das componentes mais aliciantes de viajar, é poder experimentar a comida local. Adoro sentar-me em restaurantes típicos do lugar e saborear os seus petiscos tradicionais (desde que se encontrem minimamente alinhados com meus princípios de alimentação, claro).

O que tu podes fazer é pedir um pequeno prato para degustação e depois um segundo prato para comer. Assim, poderás provar tudo aquilo que te apetecer, sabendo que depois irás alimentar o teu corpo com um tipo de comida que se assemelhe ao que estás acostumada. Se quiseres umas dicas sobre como comer saudável em qualquer restaurante, clica aqui e lê o meu artigo que aborda precisamente este tema.

#4 FAZ EXERCÍCIO FÍSICO DIARIAMENTE

Existem férias que são mais ativas do que outras. Viagens que envolvam trekkings, visitar cidades ou algum tipo de desporto são fantásticas para ir mexendo o “rabiosque”, mantendo-te ativa e em forma. Por outro lado, existem férias que são mais tranquilas, como por exemplo passar uma semana num spa, num retiro ou numa casa de férias com a praia em frente, e talvez até seja isso mesmo que necessitas!

No entanto, se procuras manter a forma durante as férias, vais ter mesmo que te manter ativa, nem que isso implique uma simples caminhada diária, uns exercícios de alongamento ou uma sequência de posturas de yoga ou pilates. E estou certa de que ao fazeres algum tipo de exercício, nem que por 15 minutos, te sentirás mais energizada.

O meu exercício físico preferido é, sem dúvida, yoga e pilates. Exercitam o corpo, tonificam-no, fortalecem-no e alongam-o respeitando sempre o seu alinhamento. Se quiseres umas ideias para umas séries de pilates de verão, espreita aqui este vídeo que apresenta um plano de treino simples para as férias.

#5 DORME, DORME E DORME!

Um dos principais motivos pelo qual vais de férias é para descansar. Mas será que é isso que realmente fazes?

Acredito que o objetivo seja o de desconectar do trabalho, do frenesim do quotidiano, de todas as “mil coisas para fazer” e recarregar energias. Mas se vais de férias e, em vez de descansar, vais para a cama à hora em que o sol já espreita ou continuas a “despertar com as galinhas”, quando claramente precisas de dormir mais, as férias acabarão por não ser assim tão regeneradoras.

Aproveita estes dias para dares ao teu corpo o tão desejado descanso, indo para a cama o mais cedo que conseguires e deixando-te dormir até que naturalmente despertes.

 

As férias são um excelente momento para pôr em prática o famoso “il dolce fare nienti” que os italianos tão bem sabem apreciar. Desconecta da rotina, dos problemas, dos “tenho imensa coisa para pensar e fazer” e permite-te simplesmente saborear a “doçura de não fazer nada”.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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