3 tratamentos naturais para a queda de cabelo (que realmente funcionam!)

Beleza, Saúde
29 Dez, 2016

Se já tiveste uma grande queda de cabelo, sabes que pode chegar a ser desesperante, principalmente quando nada a parece travar.

Contudo, existem soluções e tratamentos naturais que não só podem ajudar a parar a tua queda de cabelo, como também a deixá-lo forte e brilhante.

Será que a queda de cabelo que tu tens é “normal” ou “anormal”?

De acordo com a American Academy of Dermatology, nós perdemos cerca de 50-100 cabelos por dia (cerca de 250 quando o lavamos!).

Provavelmente tu não te dás conta desta quantidade de cabelo que diariamente te cai, até porque novos cabelos encontram-se constantemente a crescer ao mesmo tempo.

Esta queda de cabelo é considerada “normal”.

Porém, o problema surge quando o ciclo de crescimento e queda do cabelo se desequilibra, havendo uma maior quantidade de cabelo a cair em comparação à que se encontra a crescer.

Quando a queda de cabelo se torna “anormal”, certamente começas a notar uma maior quantidade de cabelo caído na almofada de dormir, na roupa, no chão, na cadeira do carro, no pente ou escova, etc.

Principais causas de queda de cabelo nas mulheres

Existem várias causas subjacentes à queda de cabelo, contudo, as mais comuns nas mulheres são:

  • genética
  • stress
  • carência de nutrientes (como ferro, zinco, vitaminas grupo B, vitamina C, proteína, cálcio, magnésio e fósforo)
  • fármacos (como contracetivos orais, antidepressivos, antibióticos, anti hipertensores, entre outros)
  • sistema imunitário (no caso da “alopecia areata”, em que o sistema imunitário ataca os folículos capilares, provocando uma queda de cabelo maciça)
  • alterações hormonais (como gravidez, parto, problemas na tiróide e menopausa)

A maior queda de cabelo que alguma vez tive + o que resultou para mim

A maior queda de cabelo que alguma vez tive aconteceu recentemente, logo após o nascimento do meu filho Francisco, e deveu-se às alterações hormonais que aconteceram com a gravidez, parto e amamentação.

Apesar de saber que esta queda de cabelo seria temporária e “normal”, para a minha condição de “recém-mãe”, ainda assim eu decidi estudar tratamentos naturais que pudessem ajudar a reduzir o impacto que estava a ter no meu volume de cabelo.

Experimentei variados tratamentos, porém, os que fizeram efeito foram os que listarei em seguida. Os resultados foram tão rápidos, tendo parado por completo a minha queda de cabelo, que decidi partilhar estes tratamentos naturais contigo.

3 tratamentos naturais para a queda de cabelo

1. MÁSCARA CASEIRA DE OVO, MEL E AZEITE

O ovo é um dos alimentos que maior concentração nutricional apresenta, nomeadamente compostos necessários à saúde capilar, como é o caso da proteína, vitamina D, vitamina A, cálcio, vitaminas B, zinco, ferro e fósforo.

Juntamente com o mel, rico em minerais e antioxidantes que ajudam a nutrir o cabelo, e o azeite, que não só hidrata o cabelo como também estimula o seu crescimento, esta máscara reúne uma série de propriedades capazes de fortalecer o teu cabelo, eliminar caspa e combater bactérias que possam estar a atacar os folículos.

Receita: mistura 1 ovo biológico + 1 colher de sopa de mel puro biológico + 1 colher de sopa de azeite extra virgem e aplica no couro cabeludo e cabelo.

A maneira mais fácil de pôr esta máscara caseira, é com um pincel de cabeleireiro. Caso não tenhas um, coloca-a diretamente com a mão.

Deixa atuar durante 20 minutos e depois remove com água e champô anti-queda (em seguida, deixo a sugestão do champô que utilizei durante o tratamento que fiz à minha queda de cabelo).

Podes realizar esta máscara 2-3 vezes por semana.

2. LOÇÃO + CHAMPÔ ANTIQUEDA AYURVÉDICO

Acredito que a medicina ayurveda (medicina tradicional indiana) seja a que mais conhecimento possui sobre a saúde e beleza do cabelo – aliás, não é por acaso que o cabelo das mulheres indianas é considerado o mais bonito – e foi por essa razão que procurei uma solução, para a minha queda de cabelo, dentro deste sistema de medicina.

(clica na imagem para acederes ao produto)

(clica na imagem para acederes ao produto)

A fórmula desta loção e champô é:

  • ayurveda
  • 100% natural
  • à base de plantas e ervas medicinais
  • vegan
  • não testada em animais

Modo de utilização: molha a cabeça, aplica um pouco de loção “Vitaliser” no couro cabeludo e massaja-o durante 2-3 minutos. Em seguida, passa por água e lava com o champô.

3. SUPLEMENTO ALIMENTAR PARA A QUEDA DE CABELO 

De maneira a que este tratamento, para a queda de cabelo, seja ainda mais eficaz, o ideal é complementá-lo com este suplemento alimentar, que contém plantas e ervas medicinais, assim como zinco – um mineral essencial para a saúde da pele e cabelo.

(clica na imagem para acederes ao produto)

A fórmula deste suplemento é:

  • ayurveda
  • 100% natural
  • à base de plantas e ervas medicinais
  • vegan
  • não testada em animais

Modo de utilização: 1 cápsula, 2 vezes por dia, após a refeição.

Nota: apesar da marca afirmar que é seguro tomar este suplemento durante a amamentação (eu tomei), o mais indicado é consultares o teu médico ou naturopata antes de o tomares.

A base desta loção, champô e suplemento é a planta “neem”.  As suas folhas são frequentemente usadas, dentro da medicina ayurveda, para o tratamento da problemas relacionados com a pele e o cabelo – como acne, alergias, psoríase, caspa e queda de cabelo.

Esta planta tem o poder de purificar o sangue, fortalecer os folículos capilares e promover o crescimento do cabelo.

Se achares que, após a utilização destes tratamentos, a tua queda de cabelo não apresenta melhorias, o ideal é consultares o teu médico.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This