3 receitas naturais DIY para um bronzeado radiante

Antiaging
9 Jul, 2017

Existem receitas naturais DIY (“Do It Yourself”) que te ajudam a conseguir um bronzeado saudável, radiante e sem envelhecer a pele.

A solução encontra-se sempre na Natureza

Uma das coisas que mais me fascina sobre a Natureza é o facto de Ela assegurar o nosso bem-estar e equilíbrio interior a todos os instantes. Através das várias ferramentas que põe à nossa disposição, como é o caso dos alimentos, das plantas, da água e do sol, é-nos possível alcançar e permanecer num pleno estado de harmonia todos os dias e sempre que o desejarmos.

O sol é um dos remédios da Natureza mais poderosos e mais eficazes. A raça humana evoluiu graças ao seu contributo e os benefícios que apresenta para a nossa saúde são inúmeros. Para além de promover a síntese da importantíssima Vitamina D, o sol ajuda a purificar o sangue, a curar diversos desequilíbiros de pele, a fortalecer o sistema imunitário, a tratar e prevenir estados depressivos e a elevar a nossa vibração energética – daí sentirmo-nos tão bem de cada vez que nos expomos a “ele”.

Uma das consequências maravilhosas do sol é o bronzeado que naturalmente embeleza o nosso corpo de verão. E apesar de este ser um benefício estético, não deixa de ser bem-vindo. Muito bem-vindo, aliás!

Como conseguires um bronzeado radiante sem envelhecer a pele

Teres uma pele brilhante, macia, com um bronzeado saudável e duradouro é possível. Contudo, para o conseguires tu necessitas de ter certos cuidados.

O sol é responsável por 90% do envelhecimento da pele, resultando em danos que são, na maioria das vezes, irreversíveis. Acredito que isto aconteça devido ao excesso de exposição solar, nomeadamente nas horas de maior calor e em que a radiação se encontra mais forte, e, também, ao facto de não utilizarmos produtos, mais uma vez provenientes da Natureza, que protejam e regenerem a pele.

Procuro sempre aplicar produtos que sejam o mais natural possível e é por essa razão que me tornei fã das receitas naturais DIY. São simples de preparar, económicas e deixam um aroma maravilhoso. Mais, são absolutamente livres de químicos e em total harmonia com a Natureza.

Em seguida partilho contigo 3 receitas naturais DIY para aplicares na tua pele antes e depois do sol. Os ingredientes que as constituem têm como principal finalidade refrescar, acalmar, hidratar e regenerar a pele. Todos eles encontram-se disponíveis na loja online de produtos biológicos Círculo Bio.

Antes do sol

Uns dias antes de apanhares sol, sugiro que faças um esfoliante facial e corporal de modo a remover os milhões de células mortas que tornam a pele áspera, pouco brilhante e com um bronzeado não tão homogéneo. O resultado será uma pele macia, brilhante e facilmente bronzeável.

Aqui fica uma receita de um esfoliante natural que podes utilizar tanto no corpo como na face:

 

ESFOLIANTE 

3 colheres de sopa de Sais de Epsom (regenera e ajuda a remover as células mortas da pele)

1/2 colher de sopa de Manteiga de Karité (nutre e dá elasticidade à pele)

1 colher de sopa de Óleo de caroço de alperce (hidrata, protege e regenera a pele)

1 colher de sopa de Flores de Calêndula secas (cicatrizam e são anti-inflamatórias)

4 gotas de Óleo essencial de Lavanda (antioxidante e regenerador)

Coloca as Flores secas de Calêndula num processador de comida e tritura durante uns 5 segundos.

Mistura os Sais de Epsom, as Flores secas de Calêndula já trituradas, a Manteiga de Karité e Óleo de caroço de alperce numa taça e mexe bem.

Adiciona as gotas do Óleo essencial de Lavanda e volta a misturar tudo.

Coloca a mistura num frasco de vidro.

Modo de utilização: massaja a pele húmida com movimentos circulares – no corpo, de preferência da periferia para o centro. Passa a pele por água. *

Tem a validade de 6 meses.

 

Após o sol

Depois de teres estado ao sol, principalmente se por uma longa duração, é natural que a tua pele se encontre desidratada e inflamada – condições que aceleram o processo de envelhecimento. Deste modo, torna-se fundamental que apliques produtos que a irão refrescar, hidratar, desinflamar e regenerar.

As receitas naturais DIY que se seguem consistem num Spray solar e numa Manteiga corporal. A minha sugestão é que apliques o spray mal saias do sol e também depois de tomar banho, antes da manteiga.

 

SPRAY SOLAR 

100ml de sumo de Aloé Vera (hidrata, acalma, cicatriza)

15 gotas de Óleo essencial de Lavanda (regenera e acalma a pele)

5 gotas de Óleo essencial de Gerânio (cicatriza)

Coloca o sumo de Aloé Vera num frasco de spray.

Adiciona os óleos essenciais e agita.

Conserva idealmente no frigorífico.

Tem a validade de 3 semanas.

Agita bem antes de usar.

Podes utilizar este spray solar após o sol sobre toda a pele. O cheirinho é fresco e maravilhoso! Aliás, eu tenho usado este spray como perfume!

 

MANTEIGA CORPORAL

2 colheres de sopa de Manteiga de Karité (nutre e dá elasticidade à pele)

1 colher de sopa de Óleo de Côco (hidrata e desinflama a pele)

1/2 colher de sopa de Óleo de Caroço de Alperce (regenera e nutre a pele)

1 gota de Vitamina E  (antioxidante)

10 gotas de Óleo essencial de Lavanda (regenera e acalma a pele)

Coloca a manteiga de karité, o óleo de côco e o óleo de caroço de alperce num recipiente de vidro (eu utilizei um copo) e leva ao lume, em banho maria, até as gorduras estarem todas misturadas e em estado líquido. Em seguida, deixa arrefecer até que atinja a temperatura corporal.

Adiciona às gorduras a Vitamina E e o óleo essencial de lavanda e mexe bem.

Coloca o recipiente no frigorífico até que a mistura solidifique (cerca de 20 minutos).

Assim que as gorduras tenham solidificado, bate a mistura com um garfo (como se estivesses a bater ovos!) até que adquira uma textura cremosa. Caso desejes que a manteiga fique mais cremosa, sugiro que uses uma batedeira durante uns 5 minutos.

Coloca a manteiga num frasco de vidro.

Modo de utilização: recomendo que apliques a manteiga corporal após o duche e o spray solar.

Tem uma validade de 6 meses.

 

 

*- devido à presença de gorduras, a banheira ou chuveiro podem ficar escorregadios.

Nota: no caso de estares grávida, sugiro que consultes o teu naturopata antes de utilizares óleos essenciais.

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

Share This