3 alimentos antiaging que deves comer para uma pele jovem e sem rugas

Antiaging
19 Out, 2016

Nos dias que correm, conseguir manter o corpo jovem e saudável não é fácil.

Aliás, arrisco afirmar que nunca antes foi tão difícil ter um estilo de vida que promova a saúde, juventude e longevidade.

A rotina frenética e caracterizada pelo stress;

O défice de sono, presente na maioria das noites;

A alimentação, rica em alimentos processados, açúcar e gorduras hidrogenadas;

A falta de exercício;

Os altos níveis de toxicidade, que se encontram por todo o lado – no ar; em certos alimentos convencionais; em produtos de cosmética e higiene pessoal; produtos de limpeza; na água que bebes, tomas banho e utilizas para cozinhar, etc.

São alguns dos principais fatores que mais contribuem para o envelhecimento e que mais presentes se encontram no dia-a-dia da mulher moderna.

Identificas-te?

Tu, assim como a maioria das mulheres, certamente desejas ter um corpo jovem, saudável e cheio de energia; e, já agora, uma pele igualmente jovem, brilhante e sem rugas.

Mas isso é possível!

Contudo, tu precisas fazer determinados ajustes no teu estilo de vida, começando por introduzires, na tua alimentação, determinados alimentos – também conhecidos como “alimentos antiaging”.

 

De que maneira os “alimentos antiaging” ajudam a prevenir o envelhecimento da tua pele

Um dos principais processos celulares de envelhecimento é a “oxidação”.

Este processo consiste na formação de radicais livres, que são moléculas instáveis com a capacidade de danificar a estrutura das tuas células levando, entre outros, ao envelhecimento. Aliás, para teres uma ideia, quando estas moléculas atacam as camadas da tua pele, aceleram a formação de rugas.

Em quantidades normais, os radicais livres – que podem resultar de processos metabólicos celulares, tabaco, exposição solar, stress, poluição ambiental, alimentos e bebidas processadas – não apresentam ameaça à tua saúde e juventude, devido à presença dos antioxidantes.

Os antioxidantes são moléculas altamente estáveis e capazes de neutralizar os radicais livres. E onde se encontram estes antioxidantes? Nos alimentos – daí os que contêm um maior teor destas moléculas, serem considerados “alimentos antiaging”.

O problema surge quando a relação entre estes dois tipos de moléculas se desequilibra, havendo uma maior quantidade de radicais livres e uma menor quantidade de antioxidantes no teu organismo, podendo levar ao envelhecimento prematuro.

Portanto, o segredo está em aumentar a ingestão de antioxidantes – presentes nos “alimentos antiaging” – e diminuir as potenciais fontes de radicais livres que possam existir no teu dia-a-dia.

Se tu queres uma pele jovem e sem rugas, tu precisas comer estes 3 alimentos antiaging

A Natureza fornece-te tudo aquilo de que precisas, não só para sobreviveres como também para estares saudável, elegante, jovem e bonita.

A solução encontra-se na Natureza. Neste caso, nos alimentos.

Existe uma grande variedade de alimentos ricos em antioxidantes – e, portanto, com um alto poder rejuvenescedor – contudo, neste artigo, irei partilhar contigo 3 dos alimentos antiaging que mais impacto têm na saúde e juventude da tua pele.

Estes são:

1.ABACATES

Os abacates encabeçam a lista dos alimentos antiaging, devido ao seu alto teor em antioxidantes, nomeadamente luteína, zeaxantina e vitamina E (um dos antioxidantes mais potentes).

Para além disso, é também considerado um dos melhores alimentos antiaging especificamente para a pele, uma vez que contém um açúcar – d-mano-heptulose – que ajuda a rejuvenescê-la através da produção de colagénio – proteína que dá estrutura à pele.

Esta fruta é também rica num tipo de gordura – monoinsaturada – capaz de hidratar a pele, proteger as suas células dos danos dos radicais livres, auxilixar na absorção de vitaminas e minerais essenciais à tua pele e aumentar o metabolismo das gorduras.

Podes começar por adicionar diariamente um abacate (de preferência dos que têm casca escura, pois apresentam uma maior concentração de nutrientes) às tuas saladas, batidos ou fazer um guacamole e comer com cenouras (adoro!).

2. KALE

A kale é considerado um dos alimentos antiaging mais poderosos devido à alta densidade nutricional que apresenta – este tipo de couve é um verdadeiro superalimento!

Para além de conter vitamina A, B, C, K, Manganês, Cálcio, Potássio, Magnésio, Fibra, Ferro, Fósforo e omega-3; a kale também apresenta altos níveis de antioxidantes, nomeadamente beta-caroteno, vitamina C, diversos polifenóis e flavonóides.

A kale possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Sendo a inflamação um outro processo celular de envelhecimento, consumir este alimento irá seguramente ajudar-te a conseguir uma pele jovem e radiante.

A kale fica excelente em sumos, saladas (fica aqui uma receita), no forno (kale chips), sopas e estufados. De modo a tirares o maior partido das propriedades deste vegetal, o ideal é que o consumas cru – sumos ou saladas.

Não é por acaso que este blog se chama Miss Kale 😉

3. FRUTOS VERMELHOS

Os frutos vermelhos são já famosos pelas suas propriedades antioxidantes. Aliás, de acordo com o índice ORAC (método que avalia o conteúdo antioxidante presente nos alimentos), os frutos vermelhos encontram-se sempre no topo do ranking.

Frutos como mirtilos, amoras, framboesas, cerejas, morangos, bagas de sabugueiro, bagas de goji, arandos são uma fonte incrível de antioxidantes, ajudando, deste modo, a combater os radicais livres.

Experimenta adicioná-los a um batido de banana ou iogurte ou então comê-los como se fossem “smarties” (adoro!).

 

Contudo, comer apenas alimentos ricos em antioxidantes não chega!

Pela razão que já mencionei anteriormente, aumentar a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes é fundamental. No entanto, por si só, não irá ter um impacto suficientemente forte na tua juventude e longevidade.

É fundamental que faças outro tipo de alterações na tua alimentação.

De maneira a aprenderes mais sobre “alimentação antiaging”, convido-te a participares no Workshop de Antiaging e Longevidade (clica aqui para veres as datas e locais das próximas edições).

Francisca Guimarães

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."

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